19 fevereiro 2009

A cor da água

Uma das ideias mais comuns sobre a cor da água é que esta é devida à reflexão da cor do céu, mas esta explicação não justifica a imagem da Terra vista do espaço. Por outro lado, debaixo
do mesmo céu azul, a cor da água tem tons diferentes consoante a profundidade, o que não pode ser explicado por reflexão.

A superfície da água reflecte muito pouca luz (cerca de 7%) o que ajuda a contribuir para o azul da água mas o mais relevante é o que acontece aos restantes 93% de luz incidente.

Mas o azul é intrínseco à água que é o único composto corado devido a transições vibracionais que se deslocam para os limites do visível.

Para todas as moléculas, com excepção da água, essa radiação cai exclusivamente na gama dos infra-vermelhos. As características únicas da água fazem com que esta exiba igualmente transições vibracionais na região do visível.

Nós olhamos para a água do mar e não através dela e vêmo-la azul e por isso a dispersão da luz nas moléculas de água e em partículas em suspensão tem de facto um papel importante.

Mas se a água é azul, porque razão é branca a neve?

Sem comentários: