19 fevereiro 2009

Nokia N86

Motor de busca - triplify


Como o próprio nome diz é um motor de busca em triplicado... Tem incorporadas três bases de dados: Google, Yahoo! e Live.

A cor da água

Uma das ideias mais comuns sobre a cor da água é que esta é devida à reflexão da cor do céu, mas esta explicação não justifica a imagem da Terra vista do espaço. Por outro lado, debaixo
do mesmo céu azul, a cor da água tem tons diferentes consoante a profundidade, o que não pode ser explicado por reflexão.

A superfície da água reflecte muito pouca luz (cerca de 7%) o que ajuda a contribuir para o azul da água mas o mais relevante é o que acontece aos restantes 93% de luz incidente.

Mas o azul é intrínseco à água que é o único composto corado devido a transições vibracionais que se deslocam para os limites do visível.

Para todas as moléculas, com excepção da água, essa radiação cai exclusivamente na gama dos infra-vermelhos. As características únicas da água fazem com que esta exiba igualmente transições vibracionais na região do visível.

Nós olhamos para a água do mar e não através dela e vêmo-la azul e por isso a dispersão da luz nas moléculas de água e em partículas em suspensão tem de facto um papel importante.

Mas se a água é azul, porque razão é branca a neve?

13 fevereiro 2009

BMW Série 5 GT Concept Oficialmente Revelado

Ainda ontem noticiava este carro e hoje já saí oficialmente.

O série 5 Gran Turismo é um Progressive Activity Sedan (PAS). E o que é suposto ser um PAS? Um PAS é dotado de conforto, luxo e ao mesmo tempo desportivo. Este série 5 GT vem equipado com 4 assentos coupé (individuais), tem um tecto panorâmico que permite a entrada de luz em 80% do tecto, uma bagageira de 1650 litros que pode ser aumentada através dos bancos traseiros retrácteis. Resta saber se sairá para produção.

11 fevereiro 2009

Windows Live Writer test

Este post serve essencialmente como teste a este software disponibilizado pelo Windows Live… Vamos lá ver como isto sai!!

08 fevereiro 2009

Entrega de objectivos individuais

A Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação (DGRHE/ME) está a enganar as escolas e os professores, ao informar, na sua página electrónica, que a primeira fase do processo de avaliação é a "Fixação dos objectivos individuais, por acordo entre o avaliado e o avaliador da Direcção Executiva".
Através dos quadros legais em vigor concluimos que se trata de uma gravíssima distorção da lei, que visa, não só, criar ainda mais equívocos junto dos professores, como, através do medo, semeado pela mentira, levar os professores a entregarem os objectivos individuais. De acordo com o n.º 1 do Artigo 44.º do Estatuto da Carreira Docente aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, constatamos que o processo de avaliação tem diversas fases, mas nenhuma delas corresponde à que é referida pela DGRHE/ME. A fixação de objectivos individuais nem sequer é referida.
Se nos reportarmos ao Artigo 15.º do Decreto Regulamentar n.º 2/2008, de 10 de Janeiro, que tem como epígrafe "fases da avaliação", verificamos que, das fases enunciadas, não consta a "fixação dos objectivos individuais"... verificamos, também, que a primeira fase do processo de avaliação é o preenchimento da ficha de auto-avaliação.
Portanto, é abusivo, por não corresponder à verdade, o que a DGRHE/ME está a informar na sua página electrónica. É lamentável, reprovável, inaceitável e anti-democrático este comportamento do Ministério da Educação, até desrespeitador das suas próprias leis, pelo que será denunciado e combatido pelos Professores e Educadores e pela FENPROF.

O Secretariado Nacional da FENPROF
Não entrego nada...

Inteligência Artificial

Para quando?!

06 fevereiro 2009

Junior Boys - Begone Dull Care

Adiamento após adiamento a curiosidade sobre o novo álbum desta dupla é cada vez maior. No entanto é já possível ouvir algumas coisas, como por exemplo este bits & pieces. Não que esperasse outra coisa, mas parece-me muito bom!


Lux Interior

Assim de repente pode passar como sendo o nome de uma loja qualquer de artigos de decoração. Não. De seu nome verdadeiro Erick Purkhiser foi o criador e frontman da banda The Cramps, já no ido ano de 1973. Entre outras memórias recordo-me do concerto deles no festival de Paredes de Coura há 3 anos atrás. É mais uma referência que se vai, segundo o comunicado de imprensa, por causa de problemas cardíacos, provavelmente em resultado da vida de excessos e loucuras que protagonizou. Deixo um vídeo, e um obrigado!


Sim senhor

É a tradução à letra do título do último filme de Jim Carrey, yes man. É um fenómeno, uma força da natureza, o que quiserem chamar. Gera ódios, paixões, mas nunca deixa ninguém indiferente. No seu regresso ao registo da comédia, deixo um trailer, no mínimo sugestivo!

Agenda de fim-de-semana

Num acto de altruísmo vou resumir a agenda a um acontecimento. Já hoje, qual fénix renascida das cinzas, um dos ilustres membros aqui do tasco volta às lides do djing, numa festa da associação cultural Graco. Para mais informações (mais não seja para se manterem longe!) a linha de comentários aqui do blog encontra-se aberta, apesar do brilhantismo e génio nós somos pessoas acessíveis!

14 de Fevereiro de 2009

É o dia dos namorados. Diga-se de passagem que é uma merda, tal como os convencionalismos comerciais que vão sendo adaptados com o único intuito de facturar. O próximo não, vai ser especial. No clubbing da casa da música, no próximo dia 14...