28 junho 2007

Produção de plástico biodegradável

A Universidade de Oregon, nos Estados Unidos da América, descobriu um método para obter plástico biodegradável a partir de resíduos provenientes da fabricação de biodiesel e vinho.
A ideia é aproveitar a glicerina que se produz no processo de obtenção de biodiesel e, no caso do vinho, o ácido tartárico, para criar um plástico amoldável e biodegradável com múltiplas aplicações, tais como móveis e isolamentos.
A quantidade de glicerina proveniente da fabricação de biocombustíveis representa um grave problema nesta área. A sua utilização na fabricação de produtos cosméticos, alimentares e farmacêuticos não é suficiente para reutilizar a abundância resultante do fabrico de biodiesel.
Outros estudos caminham na possibilidade de utilizar a glicerina como matéria-prima para a indústria química, alimentação animal ou para produzir mais biocombustíveis.

Microchip com dados médicos em doentes

Um grupo de cientistas encontra-se a estudar a possibilidade de armazenar dados médicos em microchips que seriam implantados na pele dos pacientes, segundo a Associação Médica Americana (American Medical Association).
Os microchips, do tamanho de um grão de arroz são inseridos por uma agulha, e o seu objectivo primordial será dar aos médicos todas as informações necessárias sobre pacientes que sofrem de doenças crónicas, em casos de urgência.

S(c)andisk anuncia cartões microSDHC de 6GB e 8GB

CE processa Portugal

A Comissão Europeia (CE) instaurou uma acção contra Portugal, por incumprimento de obrigações Euratom, ou seja, obrigações no âmbito das actividades do Reactor Português de Investigação. De acordo com informação disponível, os procedimentos administrativos relacionados com o licenciamento do reactor (que está instalado no Instituto Tecnológico e Nuclear - Sacavém) e, em especial, a análise e a aprovação dos planos de descarga dos efluentes radioactivos não estão em conformidade com a regulamentação da União Europeia (UE).

Ops!!

27 junho 2007

Portátil com bateria para 11h.

A Fujitsu anunciou ontem o lançamento de um novo Tablet PC - Santa Rosa, para o final deste ano.
A principal inovação deste 12,1'' reside na capacidade da sua bateria... anunciada como 11 horas!?
Aguardo por este computador, ou melhor, pela sua bateria?!

22 junho 2007

Prova de Física e Química A

"Na prova de Física e Química A – 715, no item 4.2.1, na alínea D da versão 1 e na alínea B da versão 2, a figura apresenta uma incorrecção que inviabiliza a concretização de uma resposta correcta. Por essa razão, o referido item é anulado, sendo a cotação total das provas dos examinandos majorada com o factor 1,0417, de modo a que a situação apontada não afecte negativamente a respectiva classificação final. Este factor é obtido através da relação entre a cotação total inical (200 pontos) e a cotação total depois de suprimida a cotação do item anulado (192 pontos)." Transcrito do GAVE.

Mais um lamentável erro... no exame nacional!

Os bufos...

Desta vez viraram-se para o autor de um blog coincidencia ou não também professor!
Ao que parece o autor deste blog http://doportugalprofundo.blogspot.com/ encontra-se numa situação idêntica à aqui noticiada anteriormente...
O que dizem, o escrevem e daqui a pouco (quem sabe) o que pensam pode custar-vos um processo... :)

Eu pergunto, afinal onde é que nós estamos?

Fuck them all!!

19 junho 2007


Aqui podem ver as ligações de um determinado endereço web!

Por onde ando e para onde vou...

18 junho 2007

TV e vídeo online

Novo recorde de distância - Wireless

O investigador e presidente da Escuela Latinoamericana de Redes, Ermanno Pietrosemoli, esabeleceu um novo recorde de distância para a mais longa comunicação Wireless entre dois computadores localizados entre El Aguila e Platillon Mountain na Venezuela. Essa distância foi 382 km!?!
Tanto quanto se sabe utilizou tecnologia da Intel, equipamento Wi-fi de longo alcance e outro material desenvolvido pelo mesmo... O anterior recorde pertencia a cientistas suecos e era de 310 km.
Experiências semelhantes estão a ser levadas a cabo nos EUA, embora os resultados apenas (leia-se já) sejam perto de 30 km.

O seu interior! Literalmente...

Anda preocupado acerca como vai as coisas com a sua máquina? Não, não é com o computador, é mesmo o com o seu organismo!
A solução para si é o PillCam ESO2.
Basicamente é uma "mini" câmara digital, introduzida numa cápsula, capaz de tirar fotografias a uma fantástica velocidade de 14 fotos/s. Certamente algum dia irá precisar de uma PillCam, nessa altura é só comprá-la e tratar de a "engolir"...

Fantástico não?!

Novos serviços do YouTube

O YouTube acaba de lançar dois novos serviços, o Youtube Mobile que permite a visualização dos seus conteúdos através de um "telemóvel" e o Remixer que permite aos utilizadores editarem os seus videos numa aplicação on-line de uso relativamente simples.

O Governo também faz coisas boas...

Neste caso é a iniciativa do CRIE, lançada em 2005 em colaboração com a FCCN. Um portal Moodle para apoio às escolas, deixando assim de necessitar terem que garantir os rescursos técnicos e humanos para lhes dar apoio.
Esta plataforma de ensino e aprendizagem em linha passou a ser possível para qualquer escola interessada, da rede pública do Ministério da Educação, com alunos do 5.º ao 12.º ano, permitindo criar espaços de apoio a disciplinas, projectos e outras actividades nas escolas, disponíveis em linha para qualquer utilizador com acesso à Internet.
Após a fase de teste piloto, o acesso ao projecto iniciado pela equipa de missão Computadores, Redes e Internet nas Escolas (entretanto integrada na Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular), um dos resultados esperados é um ambiente digital de trabalho capaz de sustentar a criação de campus virtuais nas escolas do ensino básico e secundário.

Finalmente!

14 junho 2007

Mais uma maravilha do design...



Com duplo screen, incorpora tecnologia "by touch" e OLED (organic light-emitting diodes).
A magia do design aliada ao desenvolvimento tecnológico!

Nokia 6500

Um sem fim de planetas...

No último ano foram descobertos 28 planetas fora do sistema solar de acordo com a American Astrological Society. Os exoplanetas (os que se localizam fora do sistema solar) são já 209.
Com os recentes avanços tecnológicos nesta área, espera-se que muitos mais irão ficar "a descoberto" em breve, só na Via Láctea, a nossa galáxia, existem 200 mil milhões de estrelas, estimando os astrónomos que 10% destas tenham planetas potencialmente habitáveis.

Leite magro ao natural

Cientistas neozelandeses descobriram uma vaca que produz o seu próprio leite magro.
Registaram a mutação ocorrida no animal e esperam disseminá-lo num futuro próximo. A ViaLactica, uma empresa de biotecnologia, comprou a vaca de nome Marge por 160 euros e tenta extrair leite com 0.1% de gordura, contra os 3.5% normais nas vacas.
Como se não fosse bastante o leite de Marge é rico em ómega 3, excelente para o coração. Novidades no mercado só lá para 2011.

Um dia as vacas ainda produzem leite em pó!!

Geração Ritalina

O tema "geração ritalina" (ritalin generation) começa a dar os seus primeiros passos nos EUA com os School Shootings.
A prescrição de medicamentos para tratamento da Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) aumentou, em todo o mundo, 274%, entre 1993 e 2003. O número de países que começaram a recorrer a este tipo de drogas subiu de 31 para 55 segundo o Health Affairs.
Calcula-se que em Portugal entre seis e oito mil crianças e adolescentes estejam a tomar este tipo de medicação (números de 2006, com base nas vendas). Em 2004, estimava-se que três mil crianças tomassem medicamentos para PHDA, enquanto que em 2003 eram apenas 400. Revista Pais & Filhos.
A PHDA, segundo estudos realizados, é uma perturbação do desenvolvimento infantil com base neurobiológica, na medida em que os lobos frontais, que são responsáveis por funções executivas, tais como a atenção, a capacidade de antecipar consequências e organizar tarefas, apresentam certas alterações.

11 junho 2007

Microsoft Surface


O Microsoft Surface, foi concebido numa tela de 30 polegadas sob uma tampa de plástico resistente, permite que as pessoas toquem e movam objetos na tela para as mais diversas tarefas, de desenho digital a montar quebra-cabeças virtuais, etc.
O computador também reconhece e interage com outros aparelhos colocados sobre sua superfície, de modo que utilizadores de telemóveis poderão comprar sons para os telemóveis facilmente ou alterar os planos de telefonia móvel colocando seus telemóveis sobre as telas de máquinas instaladas em lojas, ou um grupo de pessoas sentadas em torno de um Surface poderá olhar as fotos armazenadas em uma câmera digital colocada sobre a superfície.
Este pequeno "brinquedo" está avaliado entre 5 mil e 10 mil dólares, mas a Microsoft planeia reduzi-lo a um nível dos consumidores individuais dentro de três a cinco anos.

Células embrionárias sem recurso a embriões

Duas equipas de investigadores, cientistas norte-americanos e japoneses, cujos trabalhos são publicados esta semana nas revistas científicas Nature e na nova publicação especializada Cell Stem Cell, conseguiram obter o equivalente a células estaminais embrionárias a partir de banais células da pele adultas reprogramadas.
A experiência foi feita com ratos mas os cientistas querem agora reproduzir os mesmos resultados a partir de células humanas. Se o conseguirem, conseguirão revolucionar não só a investigação neste domínio, como também os debates éticos associados a esta questão.

Electricidade sem fios - WiTricity

Os investigadores do MIT (Massachussets Institute of Technology) testaram eficientemente um sistema para a transferência de electricidade para aparelhos remotos sem fios (WiTricity - Wireless Electricity) permitindo potencialmente o carregamento de baterias dos aparelhos electrónicos, evitanto o recurso a fios...
Esta tecnologia baseia-se essencialmente em fenómenos explicáveis à luz do electromagnetismo, contudo a sua aplicabilidade/usabilidade ainda se encontra muito verde.

As maravilhas que a Ciência pode fazer...

Primeiro telemóvel a energia solar

Uma empresa de telecomunicações chinesa desenvolveu o que diz ser o primeiro telemóvel no mundo que utiliza a energia solar para recarregar as baterias.
A companhia Hi-Tech Wealth garante que o seu aparelho é o primeiro em todo o mundo a usar uma bateria recarregável com energia solar, garantindo 40 minutos de conversação após uma hora de exposição ao sol.
O telemóvel, que estará disponível no mercado até ao final de 2007, terá um pequeno painel solar e poderá ainda ser recarregado através de outras fontes de luz.

Evitar movimentos involuntários

Cientistas britânicos descobriram que as regiões motoras suplementares do cérebro permitem evitar os movimentos involuntários que podemos executar ao reconhecermos pessoas, objectos ou situações familiares, como pegar numa chávena. Até agora sabia-se apenas que as mesmas zonas do córtex cerebral eram responsáveis pelas acções voluntárias após os impactos visuais que chegam à mente humana.

Atlantis está em órbita

Com três meses de atraso, o vaivém espacial norte-americano Atlantis foi lançado com sucesso na sexta-feira para prosseguir a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), essencial para preparar os futuros voos tripulados para Marte.
Trata-se do quinto lançamento depois do acidente do Columbia a 1 de Fevereiro de 2003 e o primeiro em 2007. Com um peso de 2.000 toneladas, o Atlantis descolou às 00:38 em Portugal (18:38 locais) do Centre Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Florida.

Video iPod


04 junho 2007

Roupa anti-bactérias!

Uma estudante de design, em conjunto com um grupo de cientistas e engenheiros químicos da Universidade de Cornell (USA), criou uma colecção de roupa, que repele diversos tipos de bactérias, germes e até mesmo o pó.
O tecido inclui “nanopartículas” que têm o mesmo tamanho dos vírus e ameaças externas que pretendem combater, reconhecendo-os e encurralando-os individualmente. As roupas têm um aspecto comum, mas, segundo os seus criadores, não precisam de ser lavadas, pois a sujidade é evitada pela rede de partículas, que medem entre cinco a 20 nanómetros e aderem automaticamente ao tecido de algodão.
Com as ameaças sentidas pelos EUA relativamente ao terrorismo mundial, o uso deste vestuário inovador poderá ser utilizado no combate aos atentados químicos ou biológicos.

Rio Amazonas mais longo do que Nilo

O rio Amazonas, com os seus 6.672 km, bate por 1 km o rio Nilo, que era até à data considerado o mais longo do mundo, segundo a descoberta de cientistas do Peru e do Brasil. O Instituto Geográfico Nacional (IGN) peruano informou na sexta-feira que um grupo de cientistas brasileiros e peruanos estabeleceu as bases para precisar a origem exacta do Amazonas, verificando tratar-se do rio mais comprido do mundo.

Cientistas treinam abelhas para localizar minas

Cientistas da Universidade de Zagreb (Croácia) estão a treinar abelhas para localizar explosivos em campos minados.
De acordo com Nicola Kesic, líder da investigação, a ideia é associar o cheiro dos explosivos aos alimentos das abelhas. Esta técnica de treino passa por impregnar áreas do solo perto de regiões onde as abelhas vão buscar nutrientes com explosivos do tipo TNT. A investigadora acredita que as abelhas ensinadas poderão ir para áreas onde sentem o cheiro de explosivos e identificar mais facilmente algumas destas zonas. Esta técnica é uma opção barata e de fácil acesso para neutralizar minas na região.

02 junho 2007

BMW X5 M-Package

"The Boss is back".
O Novo BMW X5 4.8i com equipamento M vem equipado com jantes de 19 polegadas, uma nova aerodinâmica, bancos desportivos bem como a suspensão. A nível do motor conta com um motor de 4800 c.c. debitando 355 cv e um binário de 475 Nm.
Força também é o que não lhe falta, pois este jeep arranca dos 0-100 km\h em 6.5 s.
O preço, esse sim não é muito convidativo uma vez que custará cerca de 78.762,01 euros.