31 maio 2007

Samsung i620



Corpo humano virtual - 4D

Cientistas de uma universidade canadiana criaram o que consideram ser o primeiro modelo virtual "quadridimensional" de um corpo humano. Permitirá compreender melhor a evolução das doenças e até permitir aos doentes visualizá-las.
Baptizado de Caveman (homem das cavernas), o modelo inclui mais de 3000 elementos do corpo humano, podendo o utilizador manipulá-lo à vontade, como se fosse um videojogo, para observá-lo em diferentes ângulos ou fazer zoom num ou noutro órgão para estudá-lo.
O resultado é uma espécie de atlas completo do corpo humano em "4D" – as três espaciais e uma temporal. O projecto poderá ainda permitir fazer simulações destinadas a preparar cirurgias ou desenvolver novas técnicas cirúrgicas.

Dia Mundial sem Tabaco

Acima de tudo um dia de reflexão...
Pelo menos hoje não fumem (tabaco)!

30 maio 2007

Microsoft Surface™

Com o lançamento do Microsoft Surface™ inicia-se uma nova era que vai transformar a forma como o utilizador se relaciona com o computador.
Muda a forma como interagimos com a informação diária (fotos, videos, documentos, internet, ...) na medida em que podemos interagir com os conteudos digitais através de gestos naturais, através do toque e recorrendo a objectos físicos.

Os computadores começam assim a tornar-se (ainda) mais sensoriais...

29 maio 2007

Wubi

O Wubi é um installer não oficial do Ubuntu para Windows. A sua função é permitir instalar (e remover) o Ubuntu como faria com qualquer outra aplicação Windows, permitindo a quem usa o Windows como sistema operativo experimentar o Linux. Visite a página deste projecto aqui.

Casio EX - 1200 SR


28 maio 2007

Como se faz uma bela máquina?

Nova lente para doentes com astigmatismo

Foi apresentada hoje no Algarve uma nova lente intra-ocular, para os doentes com catarata e astigmatismo, que permite ver tanto ao longe como ao perto. A nova lente, que traz avanços no tratamento do astigmatismo, chama-se "Acrysof Tórica", e o preço rondará os 300 euros. Inicialmente lançada nos Estados Unidos, em finais de Abril. Esta manhã algumas centenas de médicos oftalmologistas puderam ver pela primeira vez e em directo o implante cirúrgico desta nova lente.

26 maio 2007

Novo medicamento!

Sony OLED

A Sony, está actualmente a desenvolver ecrãs/monitores baseados em LED's orgânicos (OLED - organic light-emitting diodes) . A sua principal característica é permitirem a criação de ecrãs fantasticamente finos, da ordem de 1 cm de espessura, alguns deles já apresentados ao público.
Não satisfeitos (ainda bem!) desenvolveram um protótipo, flexível baseado nesta mesma tecnologia. Ainda não existem produtos especifícos para a aplicação desta tecnologia, mas as possibilidades parecem infinitas...

53% de pirataria nas empresas portuguesas

A taxa de pirataria de software em Portugal terá rondado os 53% em 2006, com perda de receitas de 112 milhões de euros, segundo Manuel Cerqueira, presidente da Assoft - Associação Portuguesa de Software. O responsável da Assoft adiantou que estes números dizem apenas respeito a empresas, dado que entre os particulares a Assoft estima que a taxa de pirataria se situe entre os 90 e os 95%.

23 maio 2007

Professor suspenso: Porquê?

Certamente têm visto, lido ou ouvido as notícias acerca de um Professor que foi suspenso das suas actividades devido a um comentário acerca de uma "licenciatura"...
Uma lamentável situação que me leva a reflectir e, como à dias escrevi, será que valeu a pena?!?...
Algumas palavras proferidas pelo Professor:
"Se a moda pega, instigada que está a delação, poderemos ter, a breve trecho, uns milhares de docentes presos políticos e outros tantos de boca calada e de consciência aprisionada, a tentar ensinar aos nossos alunos os valores da democracia, da tolerância, do pluralismo, dos direitos, liberdade e garantias e de outras coisas que, de tão remotas, já nem sabemos o real significado, perante a prática que nos rodeia..." F.C.

Estarão os "valores da democracia" em causa? Será que ainda posso dar a minha opinião em relação a este caso?

Balance

Projectado por um designer Húngaro, Bence Bogar.

Ainda bem que não existem limites para a imaginação?!

22 maio 2007

A sua personalidade...

Descubra mais acerca da sua personalidade com a ajuda deste teste visual... Para tal responda às questões que são apresentadas seleccionando a imagem com que mais se identifica!?
Posteriormente até pode registar-se e conhecer pessoas com perfil idêntico ao seu e quem sabe encontrar a sua cara metade... :) Que maravilha que é a internet?!?!

Surpreendido(a) com o resultado?


MSDNAA e Universidade do Porto

A Universidade do Porto subscreveu um protocolo com a Microsoft Portugal que permite o acesso ao software disponibilizado através do MSDNAA (Microsoft Developer Network Academic Alliance).
Este protocolo permite aos utilizadores (alunos e professores) da Universidade do Porto o acesso ao repositório de software do MSDNAA. O software disponibilizado destina-se exclusivamente para fins de ensino, aprendizagem e investigação. Compreende um grande número de produtos da Microsoft, destacando-se as plataformas, os servidores e as ferramentas de desenvolvimento.
O software e respectivas chaves de activação são distribuídos, por download, através de uma plataforma electrónica: e-academy License Management Systems (ELMS).

Obrigado UP!

SP1 para Windows Vista

Em breve num computador próximo de si... :)

Panasonic Lumix FX100



Enzima que protege contra raios UV

Segundo a revista científica Nature, que publica o estudo, cientistas belgas da Universidade de Gante, descobriram o papel da enzima caspase-14 nos processos de protecção da pele contra os raios ultravioleta B (UVB) e de desidratação.
O papel das enzimas da família caspase na inflamação e morte programada das células já era conhecido, embora esta tenha sido a primeira vez que se identificou a função exacta da caspase-14.
A identificação da caspase-14 e do seu papel na formação da camada superior da pele ajuda a prevenir os danos das radiações ultravioleta, principais responsáveis pelas queimaduras solares e pelo envelhecimento da pele.

17 maio 2007

Nokia 8600


Vodafone Online

A Vodafone acaba de anunciar um novo tarifário - Vodafone Online. O grande trunfo deste tarifário é apresentar tarifas personalizáveis de acordo com os interesses do utilizador (obviamente dentro dos valores definidos pelo operador)...
Atenção "às letras pequeninas" ao subscrever este tarifário, entre outras, não acumula pontos no Clube Viva, nem permite a subscrição do Vodafone Travel...

15 maio 2007

Últimos ensaios do Audi RS5

Este veículo será esperado em Setembro no salão de Frankfurt e estará à venda no início do próximo ano.
O Audi RS5, além dos discos de cerâmica que recebeu do RS8, um motor V8 de 4.2 litros com dois pequenos turbochargers que lhe debitam mais 30cv passando a ficar com 450cv, mais 30cv que o seu concorrente directo BMW M3.

14 maio 2007

Spider-man

Quase a tempo para o lançamento do filme Spider-man 3 nos cinemas, um cientista italiano, Nicola Pugno, apresenta num paper publicado na revista Journal of Physics: Condensend Matter uma discussão acerca da possibilidade de criar um fato ao estilo do homem aranha...


Será que o Sr. Pugno vai conseguir?

Parabéns!


A bicicleta do Manel...

Olhem só quem ele é!! Depois quem sofre é a relva do Aves?!? Dá-lhe Manel...

11 maio 2007

Nokia N82


Substituto do telescópio Hubble

A NASA apresentou um novo telescópio espacial que deve substituir o Hubble, lançado há 17 anos.
O telescópio foi baptizado de James Webb Space Telescope (JWST), em homenagem a um antigo director da NASA. Com 24 metros de comprimento por 12 de altura, e ainda com um espelho de 6,5 metros de diâmetro, o novo equipamento será quase três vezes maior que o Hubble e, segundo cientistas, terá capacidade de "observar" até aos limites do Universo.
De acordo com a NASA, o JWST deverá ser lançado em Junho de 2013 e será posicionado a 1,5 milhão de quilómetros da Terra, ficando o Hubble, até então, em actuação, com uma missão de reparações programada para 2008.

10 maio 2007

Palavras mágicas...

O fim do Galileo??!?

O sistema de posicionamento por satélite Galileo, que pretende rivalizar com o americano GPS (Global Positioning System) corre o risco de vir a ser cancelado, porque os oito membros do consórcio privado criado para o sistema estão em total desacordo.
Além de decidir que não vai colocar mais dinheiro no projecto, o consórcio não chegou a um consenso sobre quem será o responsável pelo programa Galileo daqui para frente.
O prazo para que um formato ideal de controlo privado do projecto surja termina amanhã e a União Europeia ameaça assumir todo o controlo do programa caso continue o impasse.
Nas próximas semanas, a União Europeia vai tentar salvar o projecto do seu sistema de posicionamento global por satélite.

Óleo de coco como combustível?!?

Os moradores da ilha de Bougainville na Papua Nova Guiné encontraram uma solução própria para os altos preços da energia - o coco. Durante anos os moradores desta ilha foram dependentes do combustível importado, muito caro, sendo a falta de combustível a causa da paralisação frequente de vários negócios, para além do alto custo da energia que prejudicava ainda mais a situação.
Actualmente, os moradores da ilha apelam cada vez mais para a alternativa ao diesel, mais barata e muito mais sustentável, estando o óleo de coco a ser produzido num crescente número de refinarias caseiras.

NASA prepara missão para estudar água de Marte

A NASA colocou em marcha os preparativos finais para o lançamento, a 3 de Agosto, da sonda Fénix, cuja missão será quase exclusivamente o estudo da água em Marte.
A nave chegou hoje ao Centro Espacial Kennedy, no estado norte-americano da Florida, a bordo de um avião de carga da Força Aérea dos Estados Unidos, onde foi concluída a construção do veículo e foram testados os seus equipamentos e instrumentos.
A existência de água em Marte foi provada há três anos pelos veículos exploradores "Spirit" e "Opportunity" e outros estudos indicaram que poderia haver gelo muito perto da superfície.

08 maio 2007

Mercedes CL 65 AMG

A Mercedes lançou recentemente o seu novo AMG. Trata-se do novo CL 65 que vem com design mais arrojado, o que o torna um carro mais "desportivo", e claro contando com um novo motor V12 bi-Turbo. Este carro com 6000c.c. dispara até ao 100 km/h em apenas 4.4s, debitando 612cv que no seu máximo rendimento atinge os 250km/h limitados electrónicamente. O preço ainda não foi anunciado mas prevê-se que este magnifico carro custe à volta de 200.000,00€.

sms's grátis

Podem enviar mensagens escritas "à borla" para todos os números móveis... Oferta válida para utilizadores com crédito no VoipBuster ( não tenho crédito e funciona à mesma!) e para utilizadores que enviem a sms para o mesmo país onde estão a utilizar o VoipBuster.
Serviço válido para os seguintes países: Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, .... Portugal,....

http://www.voipbuster.com/en/sms.html

Realidade, sonho ou simplesmente design?!

Com o nome de MacTab, esta peça de uma notável beleza, simplicidade e design arrojado, surge anunciada no site de um dos designers industriais da Apple.

Microsoft apresenta protótipo

A Microsoft acaba de apresentar o protótipo de um computador portátil com dois monitores sensíveis ao toque. O DigiDesk permite reorganizar as janelas, executar buscas pelo sistema (nomeadamente através de comandos de voz), realizar limpezas nas pastas e navegar pela Internet.
De acordo com o responsável de design para o Centro de Produtos da Informação da Microsoft, Russ Burtner, este é o equipamento de “sonho de qualquer fanático por tecnologia” e, apesar de ainda ser um pouco lento na realização de algumas tarefas, “é inegável que se trata de um conceito irreversível para os futuros PC’s”.

Cientistas desenvolvem aparelho de indução do sono

Cientistas da University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, estão a desenvolver um aparelho que poderá ser capaz de resolver problemas de insónias.
A máquina envia impulsos magnéticos que atravessam o crânio do doente e estimulam ondas cerebrais lentas que normalmente ocorrem durante o sono profundo. De acordo com a revista especializada ‘Proceedings of the National Academy of Sciences’, o sono induzido electronicamente poderá um dia tornar-se num eficiente tratamento para as insónias.
Contudo, ainda não é claro se o sono induzido artificialmente trará os mesmos benefícios do sono normal.

05 maio 2007

Uma nova garrafa - CoMet

A CoMet 24 litros é um projecto do designer Carlos Aguiar, docente do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Trata-se de uma garrafa destinada à exportação, produzida pela Amtrol-Alfa SA, de Guimarães, através de um processo de fabricação composita (aço/enrolamento de fibras) segundo a mesma tecnologia (patenteada) já anteriormente utilizada para a garrafa Pluma, comercializada pela Galp.
Depois da versão 12,5 litros da garrafa portátil de gás propano «CoMet» ter sido galardoada, no Japão, foi agora a vez da irmã de 24 litros obter, na Alemanha, três importantes distinções em Design Industrial.

Identificadas 15 novas espécies em zona de degelo

Um grupo internacional de cientistas descobriu 15 novas espécies num fundo marinho do Antárctico graças à fusão de enormes camadas de gelo, com 12.000 anos de existência, que o cobriram durante milhares de anos.
O quebra-gelos "Polarsten", com meia centena de investigadores de 14 países, foi o primeiro a explorar os fundos desconhecidos e virgens do Mar de Weddell, onde nos últimos anos se desprenderam dez mil quilómetros quadrados de placas de gelo devido ao aquecimento do planeta
A expedição, a primeira do programa internacional Censo da Vida Marinha Antárctica, permitiu constatar as alterações que o aquecimento climático está a provocar nos ecossistemas marinhos do oceano Antárctico.

Descoberto exoplaneta oito vezes maior que Júpiter

Astrónomos norte-americanos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, anunciaram hoje a descoberta do maior planeta extra-solar até agora encontrado, situado a 440 anos-luz da Terra. Com oito vezes a massa do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, este "exoplaneta" tem também uma enorme força de gravidade.
Segundo os astrónomos, uma pessoa com 70 quilos na Terra pesaria cerca de uma tonelada nesse planeta, baptizado como HAT-P-2b.
Além disso, tem um movimento de translação de apenas 5,63 dias e move-se numa órbita elíptica que o coloca a distâncias de entre 5 e 15,3 milhões de quilómetros do seu Sol. O planeta gira em torno de uma estrela de tipo F, que são quase duas vezes maiores e mais candentes do que o nosso Sol, situada na constelação de Hércules.

BMW M3



O novo motor V8 de 4.0 litros, desenvolvido a partir do V10 5.0 do M5 (507 CV), vai debitar uns impressionantes 420 CV de potência e terá uma faixa de utilização que se estende até às 8300 rpm. Leve e cheio de poder de resposta, o M3 consegue assim uma relação peso-potência de apenas 3,9 kg/CV, o que lhe permite acelerar dos zero aos cem apenas em 4,8 segundos. A velocidade máxima está electronicamente limitada aos 250 km/h.
Este pequeno trailer confirma que potência, design e luxo poucas marcas o conseguem conjugar num carro com uma performance como esta.

Mercedes SLR McLaren Roadster

Sempre pensei que os carros um dia haviam de voar... Este desportivo V8 com 626cv é a prova do meu pensamento.
Disfrutem desta autêntica "máquina voadora"..




Vídeo

03 maio 2007

Distribuição de gelo muito desigual no solo marciano

O gelo que os cientistas esperam descobrir sob a superfície marciana está distribuído muito desigualmente nas camadas superficiais do solo do planeta vermelho, como indica um estudo publicado pela revista Nature. Os novos dados mostram que a profundidade da camada de gelo é muito variável nas zonas de possível aterragem da sonda norte-americana "Phoenix", que a partir de 2008 deverá perfurar o solo marciano à procura de água, e portanto de vida.

O futuro?!?


02 maio 2007

Os LED's

Os LED's (Light Emitting Diode) são a grande promessa da iluminação no século XXI. Um verdadeiro salto adiante das lâmpadas fluorescentes, os LED's são menores e muito mais económicos.
Demorou para que estas "pequenas lâmpadas" se soltassem dos limites dos aparelhos electrónicos, onde funcionam apenas como luzes de indicação. Com a possibilidade de se gerar luz branca e com o aumento da sua luminosidade, a primeira fronteira a ser vencida foi a das lanternas portáteis, hoje largamente disponíveis no comércio.
Apesar destes avanços, os LED's disponíveis comercialmente conseguem equiparar-se apenas a lâmpadas incandescentes de 20 - 30 watts, o que já é muito bom, mas insuficiente, por exemplo, para a iluminação doméstica ou de escritórios.

Já repararam em alguns tipos de semáforos e nos faróis de alguns carros?


01 maio 2007

Cientistas criam nano-lâmpadas

Cientistas da Universidade de Cornell, Estados Unidos, criaram nano-lâmpadas, algumas das menores estruturas emissoras de luz já fabricadas pelo homem. Têm o tamanho aproximado de um vírus ou das menores bactérias conhecidas.
As nano-lâmpadas consistem de minúsculas fibras orgânicas emissoras de luz, medindo apenas 200 nanometros de largura cada uma.
O mais interessante das nano-lâmpadas é que são menores do que o comprimento de onda da luz que emitem.

Ar líquido?

O zero absoluto corresponde à temperatura mínima possível para qualquer matéria. Esta corresponde a -273,15 ºC ou 0 K. Para esta temperatura, o movimento das partículas em todas a substâncias cessa completamente. A temperatura de 0 K nunca pode ser atingida, mas as imediatamente acima podem. Por exemplo, o ar pode ser liquefeito à temperatura de 73 K (- 200 ºC).

Audi Cross Coupe Quattro



A Audi apresentou no Salão Automóvel de Xangai, um protótipo, denominado Audi Cross Coupé quattro, que os responsáveis do construtor alemão definem como a combinação entre o design futurista e dinamismo de um desportivo compacto e a versatilidade de um SUV de quatro lugares.

O design deste estudo, pintado na cor «Liquid Silver», com as jantes de 20 polegadas e o seu porte imponente – mede 4380 mm de comprimento, 1820 mm de largura; 1600 mm de altura e uma distância entre eixos de 2600 mm – a apontarem para o potencial de todo-o-terreno deste protótipo, ao mesmo tempo que introduz uma novidade: o tecto de abrir em tecido, operado electricamente. Equipado com um motor 2.0 TDI de quatro cilindros com injecção common-rail através de injectores piezoeléctricos, capaz de debitar 204 cv e 400 Nm de binário máximo, a casa dos quatro anéis reclama para este protótipo um consumo de 5,9 l/100 km em ciclo misto. De entre os vários equipamentos tecnológicos que o Cross Coupé quattro coloca à disposição do condutor, a possibilidade de pré-seleccionar três configurações distintas para o motor, caixa de velocidades, direcção e amortecedores, de acordo com as condições do terreno em que se vá rolar.