30 abril 2007

Reabilitação através da robótica

Os investigadores europeus estão a desenvolver uma nova geração de reabilitação médica adaptada à robótica. Estes robôs obdecem às ordens do cérebro, capazes de transmitir emoções e também ajudar pessoas incapacitadas de andar.
Esta relação cérebro-computador, reconhece a intenção voluntária da acção e de seguida executa-a na ordem dos milissegundos.

http://www.maia-project.org/

Agua potável a baixo custo

Os raios ultravioleta do Sol e o calor permitem tornar inactivas bactérias presentes na água. Em África usa-se um método muito simples, recorrendo a garrafas de plástico. Cientistas europeus tentam desenvolver novas tecnologias para obter um maior volume de água potável de forma sustentável e a baixo custo.

BMW Concept CS



Palavras para que? A BMW surpreendeu ao revelar em Shanghai o seu novo Concept.Concept CS é sem dúvida um carro surpreendente de todos os ângulos, exepto da parte dianteira, pois há já quem o compare com o Aston Martin ou um possivel substituto do Série 8.No entanto, a Autoweek.com já avançou com a notícia de que este Concept receberá um motor V12 de 6.0 litros baseados na engenharia do M5 e M6, contrastando com as suas medidas brutais: 5.10m de comprimento por 2.22m de largura e 1.36m de altura.Sem dúvida alguma, um verdadeiro avião...

29 abril 2007

Yahoo e Sandisk juntam-se para combater o iPod

O fabricante de leitores de MP3 e memória flash Sandisk juntou-se ao gigante da Internet Yahoo para produzir um novo leitor de MP3 capaz de descarregar directamente músicas da Internet.
O Sansa Connect inclui controlador de redes sem fios e é capaz de descarregar músicas directamente da loja on-line do Yahoo. O aparelho tem 4GB de memória flash expansíveis através de cartões de memória, ecrã de 2,2 polegadas e é capaz de descarregar uma música em 30 segundos.
Por enquanto, o Sansa Connect está disponível apenas nos EUA por $249.

28 abril 2007

Chocolate é melhor que beijos

Tratando-se de línguas, derreter chocolate é melhor que um beijo apaixonado, descobriu uma equipa de cientistas (Dr. David Lewis, da Universidade de Sussex).
Casais nos 20 anos foram monitorizados ao cérebro e ao coração tanto enquanto derretiam chocolate na boca como depois, enquanto se beijavam.
O chocolate causou uma mais intensa e duradoura impressão que o beijo, e duplicou a frequência cardíaca dos voluntários.

Conclusão: comam mais chocolate e deixem-se de beijos!!

Fonte

Computador do tamanho de um grão de areia

Cientistas escoceses estão a trabalhar num novo conceito: computação em partículas, com o objectivo de criar uma grande rede de microcomputadores com um milímetro cúbico, ligados em rede e denominados “specks”.
Sendo do tamanho de grãos de pó, os minúsculos computadores poderão ser lançados sob a forma de spray na pele de pacientes para obter informações sobre o seu estado de saúde, sendo outra das possibilidades a sua utilização na monitorização de incêndios. De acordo com os investigadores, os minúsculos computadores deverão ser alimentados por energia solar e muitos precisarão de ser móveis.

27 abril 2007

Sonda para estudar nuvens polares

A NASA pôs em órbita esta quarta-feira uma sonda que estudará durante dois anos os conjuntos de nuvens que se formarem nas regiões polares e que irão receber de forma directa o impacto das alterações climáticas.
A sonda Aeronomy Of Ice in the Mesosphere (AIM) foi lançada da base Vandenberg da Força Aérea dos EUA na Califórnia.
O objectivo central da missão será analisar misteriosas modificações na estrutura de nuvens polares que parecem ser influenciadas pela poluição atmosférica e por alterações climáticas.

26 abril 2007

Google supera Microsoft

A ferramenta de busca Google tornou-se em Março, pela primeira vez, a página da Internet mais visitada do mundo, superando os sites da Microsoft.
Segundo a empresa, o Google e seus diferentes sites (incluindo mapas, imagens, vídeos, Google Mail e YouTube) receberam 528 milhões de visitantes únicos (cujas visitas são contadas uma única vez por usuário), contra 526,9 milhões para a Microsoft (motor de busca Live Search, site de assistência técnica etc).

25 abril 2007

Imagens 3D do Sol

Cientistas da Universidade de Gales, obtiveram as primeiras imagens a três dimensões (3D) do Sol. A partir dos dados enviados pelas duas sondas gémeas da missão STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory) da NASA os especialistas britânicos acreditam que se trata "do maior avanço para o conhecimento da ciência do solar dos últimos 10 anos".
Estes resultados só foram possíveis com o desenvolvimento de um programa específico que converteu os dados enviados pelos dois observatórios espaciais em imagens tridimensionais.
O material recolhido permitirá entender as complexas estruturas da atmosfera solar e "irá revolucionar o nosso conhecimento sobre o Sol e o modo como este e a Terra estão interligados".

NASA

25 de Abril de 1974

Um registo foto-biográfico do acontecimento...



Será que valeu a pena?!?

24 abril 2007

Novo planeta semelhante à Terra

A descoberta de um novo planeta fora do Sistema Solar com características semelhantes à Terra foi hoje apresentado numa conferência no Observatório Astronómico de Lisboa.
A apresentação esteve a cargo do astrónomo francês Xavier Bonfils, investigador do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa/Observatório Astronómico de Lisboa - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL/OAL-FCUL), que integra a equipa responsável pela descoberta.
O planeta descoberto tem "características semelhantes à Terra" como por exemplo uma "temperatura que pode chegar aos 40 graus Celsius". Esta característica, entre outras, faz com que haja "uma forte possibilidade" de existir vida neste planeta.

23 abril 2007

Nokia 8800 Sirocco Gold

Desde ontem disponível no nosso país o novo "telemóvel" da Nokia. A classe, o glamour, a distinção, o bom gosto, estão presentes nesta edição limitada a mil unidades. O Sirocco Gold é totalmente banhado a ouro, e essa é a sua principal inovação.
No total vale a módica quantia de € 1.499...

Dia mundial do livro

Comemora-se hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Foi declarado pela Conferência Geral da UNESCO em 15 de Novembro de 1995. A data escolhida foi o dia 23 de Abril, dia de São Jorge, evoca uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.
Um conselho, leiam... leiam muito e tenham sempre um livro de cabeceira.

22 abril 2007

Lâmpadas de baixa eficiência passam a pagar taxa ambiental

Foi publicado um Decreto-Lei, do Ministério da Economia e Inovação, que cria uma taxa ambiental a cobrar a produtores e importadores de lâmpadas de baixa eficiência. Esta é mais uma medida governamental para chegar às metas do Protocolo de Quioto.
A lista dos tipos e modelos de lâmpadas abrangidos pela nova taxa ambiental ainda não é conhecida e só deverá ser publicada em Portaria no próximo mês.
A fiscalização do cumprimento desta medida ficará a cargo da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Decreto-Lei n.º108/2007

Utilização de CDs não originais em veículos particulares

Tendo surgido dúvidas sobre a utilização de CDs não originais em veículos particulares a ASAE informa:
1. O Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, permite algumas situações de utilizações livres, as quais constam no seu art. 189º, e onde se refere, designadamente, o uso privado.
2. Assim, não se afigura proibida a cópia ou reprodução de fonogramas, incluindo Cd's, quando se destinam a fins exclusivamente privados, e desde que não atinjam a exploração normal da obra, não causem prejuízo injustificado dos interesses legítimos do autor nem sejam utilizadas para fins de comunicação pública ou comercialização.

Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos.
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Earthday coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

20 abril 2007

Microsoft incentiva financiamento à compra de PCs

A Microsoft anunciou que tem preparado um pacote de software pronto para comercializar junto dos governos que aceitem comparticipar a compra de PCs por alunos em idade escolar. Com data de arranque prevista para a segunda metade do ano, o programa visa incentivar a criação de apoios dirigidos a alunos do ensino primário e secundário para a compra de PCs a utilizar em casa e na escola.

A Student Innovation Suite inclui o Windows XP Starter Edition, o Microsoft Office Home, o Student 2007e o Windows Live Mail Desktop compõem o pacote de software que a empresa pretende vender por 2,20 euros (3 dólares), juntamente com outros programas educativos.

Notícia

19 abril 2007

O futuro das telecomunicações?!?



Video

Turismo espacial

O astronauta Buzz Aldrin quer promover "uma espécie de lotaria ou rifa" para levar turistas ao espaço. Falando na Cimeira de Investimento no Espaço, reunida em Nova Iorque, Aldrin disse que para concorrer ao prémio de uma viagem ao espaço os interessados terão que ter pelo menos 18 anos e condições físicas para o treino e a viagem. O concurso será organizado pela Share Space Foundation, criada pelo astronauta, que não acrescentou mais detalhes.

A fonte de inspiração inicial...

Tu é que tás com cenas men...

Abertura

Depois de ter resistido durante alguns anos à "blogmania", deixei-me de cenas e também criei um espaço nesta imensa blogosfera...

Vamos lá ver no que dá.

Sejam muito bem-vindos!